Sabemos que todos cristãos são gerados pela cruz de Cristo. Mas quero aqui dizer que os que tem o carisma da Comunidade Filhos da Cruz, e talvez você seja um desses, são gerados pela Cruz. Podemos dizer que são gestados na cruz. Alguns tem sua vocação despertada por algum outro aspecto da vida de Cristo, mas um filho da Cruz, é vocacionado pelo Senhor em sua paixão e morte. Temos para nós que o versículo fundante da Comunidade é o da morte do Grão de Trigo, onde Jesus disse que é preciso que o grão de trigo caia na terra e morra para que possa dar frutos...; Mas o versículo vocacional podemos afirmar que é: "Quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim".
Jesus levantado na Cruz! Como um filho que ficou anos sem conhecer a própria mãe, mas de repente vê uma determinada mulher e sem saber o porque, sente que existe algo, um elo, um mistério, entre os dois, que o leva a ficar atraído a esta mulher, e é algo diferente do que sente ao olhar para outras mulheres; percebe que traz em si traços dessa mulher, e sem saber o porque e nem como, tem uma convicção que foi gerado no ventre dessa mulher. Assim é um filho da Cruz! Quando olha para Cruz, quando contempla os mistérios da paixão de Cristo, percebe que existe um elo, uma atração, sabe de alguma forma (e eu diria que é unicamente pela graça), que foi gerado pela Cruz!
Me desculpe a pobre comparação, mas acredito que assim podemos compreender a vocação de Nossa Comunidade.
E ao sermos atraídos, queremos ser não mais um crucificado, não em outra cruz, mas queremos ser um com Jesus em sua Paixão e Morte. Na mesma Cruz, com os mesmos cravos, mas no outro lado da cruz, de forma que não apareçamos... Talvez você esteja também a tempos à procura de sua vocação, como um jovem a procura de sua mãe...
Contemple a Cruz, tenha todos os dias pelo menos alguns minutos de meditação no mistério da paixão, se deixe atrair. Perceba que há laços mais profundos entre você e o Crucificado.
Quem sabe você também seja de uma maneira singular, gerado pela Cruz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário