No dia 14 de setembro, festa da exaltação da Santa Cruz, estaremos fazendo nosso compromisso.
A consagração numa comunidade não se dá como numa congregação ou instituto religioso, por isso, usamos o termo compromisso. Somos parte do que João Paulo II chamou de primavera da Igreja. As novas comunidades são novas formas de vida Consagrada!
Nesse ano de 2012 nossa preparação para nosso compromisso está sendo feita através da leitura orante do livro Carta aos Amigos da Cruz (de S. Luis de Montfort). Por isso quero partilhar com você alguns trechos dessa riqueza que é esse livro:
"Amigos da Cruz! Ficai aguerridamente unidos, de alma e coração. Assim a vossa união será muito mais sólida e mais temível para o mundo e para o inferno do que o seriam os exércitos de um
Estado fortemente apetrechado contra os seus próprios inimigos. Os libertinos unem-se para se divertirem; vós uni-vos para sofrer."
Onde lemos Amigos da Cruz, queremos nessa preparação lermos: Filhos da Cruz! E quero já convidar você a se unir a nós e ao Cristo Crucificado. Pode parecer estranho, mas nos unimos para sofrer! São palavras de um Santo, São Luis de Montfort; Uma das graças do carisma da Comunidade Filhos da Cruz, é que nenhum sofrimento é desperdiçado, pois através deles nos unimos ao mistério da paixão de Nosso Senhor em favor dos pecadores.
Mas a eficácia é maior quando vivemos isso em unidade também com os irmãos!
Outro trecho: "Amigo da Cruz é aquele que Deus escolhe entre dez mil pessoas que vivem ao sabor dos sentidos e da simples razão, para transformá-lo num homem espiritual, que fique acima da razão pura e em total oposição aos sentidos, com uma vida e uma fé pura e um amor ardente pela Cruz. Com o amor pelas humilhações, vence o orgulho de satanás; com o seu amor pela pobreza triunfa sobre a avareza do mundo; com o seu amor pelo sofrimento apara a sensualidade do corpo."
Nos tempos de hoje, onde vivemos a cultura do prazer, do mais fácil, do mais rápido,até mesmo no meio religioso é difícil encontrar quem queira abraçar o sofrimento e a cruz! Mas quando Deus imprime na alma o carisma, dizemos como o profeta: "Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir, usaste de força para comigo e foste tua a vitória!" Peço então a Deus que nos dê filhos, filhos da Cruz. Peço a Deu que Ele vocacione aqueles que Ele quer e imprima no coração de muitos a mentalidade da Cruz!
Deus te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário