O Evangelho perdido
Texto 1
Talvez o tema sugira algum texto dos primeiros séculos que tenha sido encontrado recentemente, mas não é isso que vou dizer.
Quero falar do “Evangelho”, ou seja, a super notícia, a hiper-notícia, o que a Igreja tem de melhor a oferecer para o mundo.
Como disseram os anjos: “Trago para vós uma boa notícia (evangelho), hoje na cidade de Davi nasceu para vós o salvador, que é o Cristo Senhor! (Lc.2,10).
Incrivelmente essa mensagem tem sido perdida e o interessante é que tem sido perdida por aqueles que deveriam ser seus anunciadores.
Nasce então um questionamento; será que os que são hoje anunciadores do evangelho, já o encontraram? Será que conhecem o evangelho?
O evangelho é mais que um livro escrito nos primeiros tempos da Igreja; ou um simples livro que narra os acontecimentos da vida de Jesus nessa terra.
Conhecer o Evangelho é mais que fazer uma teologia, ou algum curso de exegese bíblica.
Você conhece o evangelho?
Diante dessa pergunta muitos responderão que já leram por diversas vezes; outros dirão que todos os dias lêem o evangelho, outros ainda dirão que todos os domingos o evangelho é proclamado na liturgia ou no culto...
Mas a nossa noção de Evangelho está muito deturpada, notamos que nem se quer há perseguição, as pregações nem se quer incomoda...
Nos primeiros tempos o evangelho fez com que muitos deixassem os ídolos, as falsas doutrinas e se tornassem Cristãos.
O evangelho é a força salvadora. (Rom. 1,16)
O evangelho fez com que homens e mulheres se apaixonassem por Deus de tal forma que foram capazes de deixar tudo para seguir Jesus. Podemos dizer que a loucura da pregação gerou loucos. E pergunto: onde estão os loucos de hoje? Não estranhe a palavra louco pois o próprio Jesus foi assim chamado pelos seus parentes.
Na verdade, perdeu-se o Evangelho. O verdadeiro Evangelho. O genuíno Evangelho.
Já não se prega o evangelho, por conta de pregações que agradem os ouvintes. Hoje se prega o agradável, o romântico, o emocional... Muitas das pregações e homilias atuais parecem palestras motivacionais feitas em empresas por profissionais que cobram fortunas para isso.
Aliás, isso é outro detalhe, pois muitos pregadores “motivacionais” estão ganhando dinheiro ao invés de pregarem o evangelho!
Quero convidar você a reencontrarmos o evangelho e mais uma vez voltarmos a pregar o verdadeiro evangelho.
Para tanto, vamos aos poucos expondo o que é o “Evangelho” através de alguns textos.
Convido você a nos acompanhar e a redescobrir a beleza, a loucura, a riqueza, enfim, reencontrarmos o evangelho perdido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário