terça-feira, 22 de maio de 2012

O EVANGELHO PERDIDO - Texto 2 -

O Evangelho perdido – Texto 2 –
Estamos em um tempo que pregadores surgem diariamente. Penso que nunca houve tantos pregadores como temos hoje. Tempos atrás os pregadores eram os padres e pastores, homens que haviam estudado teologia, feito cursos bíblicos, ou seja, se preparavam para pregar. Havia as chamadas missões populares onde pregadores de congregações religiosas iam para as paróquias e faziam aí suas missões...
Mas hoje temos pregadores entre os mais variados níveis da sociedade e entre todas as camadas religiosas. Entre os católicos já não são somente padres e religiosos que pregam, mas cresce o número de leigos de movimentos e pastorais que pregam a palavra. Entre os cristãos das mais diversas denominações também cresce o número de pregadores. E isso sem falarmos dos pregadores dos meios de comunicação.
Mas com todo esse aumento do número de pregadores, é algo raro, encontrarmos uma pregação do evangelho. Se prega sobre tantas coisas, mas o essencial, o que realmente nos alimenta e nos salva, não tem sido pregado.
Hoje é muito comum os pregadores desejarem ser pregadores avivalistas, ou seja, que pregam o avivamento. Então muitos tentam imitar os pregadores famosos, querem demonstrar poder, fazem barulho, etc.
Mas ao olhar a história dos Avivamentos e seus principais personagens, vamos nos deparar com uma realidade: Eles pregavam o Evangelho!
Se tomarmos como exemplo um grande avivamento que foi o avivamento do país de Gales que tem como grande personagem Evans Roberts, vamos verificar que o tema das pregações era o amor revelado no Calvário (Livro Quando o Espírito desceu). E o que é o Amor revelado no Calvário? É o Evangelho.
Também no primeiro Avivamento da História Cristã, em Pentecostes após a vinda do Espírito Santo no Cenáculo, o que Pedro começou a pregar? Pedro começou a pregar o EVANGELHO.
Nossos pregadores de hoje: padres, bispos, leigos, pastores, evangelistas, precisam redescobrir o evangelho.
Aprendemos as técnicas oratórias, aprendemos retórica, aprendemos a usar microfone, aprendemos frases de efeitos, aprendemos sobre áudio-visual do pregador, mas esquecemos do essencial, o EVANGELHO.
“Hoje tem muita gente falando bonito, emocionando platéias, mas tem pouca gente pregando o Evangelho e salvando almas.”
Talvez você já esteja a perguntar o que é o Evangelho. Nos próximos textos iremos tratar de demonstrar o que é o evangelho.
Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário