sábado, 28 de janeiro de 2012

Tire as vestes de Luto

Texto base: Baruc 5,1-3.
Tira, Jerusalém, tua roupa de luto e humilhação e veste para sempre a formosura gloriosa, daquela glória que vem de Deus. Veste o manto da justiça que vem de Deus! Põe na tua cabeça a grinalda gloriosa do Eterno.
Deus vai mostrar o teu esplendor a tudo o que existe debaixo do céu.
A palavra nos convida a tirar as vestes de luto e a vestir os adornos, a veste gloriosa. Isso nos faz lembrar uma linda mulher que viveu em um tempo em que o povo de Israel estava sendo afrontado. O exército de Nabucodonosor estava afrontando o povo de Deus  que estava na cidade de  Betúlia e o comandante desse exército era Helofernes. Seu exército era de 72 mil soldados de infantaria e doze mil cavaleiros. Ameaçaram destruir o povo de Israel caso não se rendessem; E usaram a estratégia de barrar as nascentes que forneciam água para Betúlia e fazendo assim, após 34 dias o povo estava desfalecendo  de fome e sede...
A liderança de Israel já estava a ponto de entregar Betúlia  ao domínio de Helofernes. Isso seria uma grande vergonha; O povo que diz ter o único Deus vivo por protetor ter de se render a um exército de pagãos! Seria Deus incapaz de salvar seu povo?
Nesse povo havia uma mulher, uma fabulosa mulher, não somente por sua beleza, mas por sua fidelidade a Deus, sua vida de oração e sua vida reta.
Essa mulher era uma viúva, chamada Judite.
Desde que seu esposo falecera, permaneceu com as vestes de luto, sempre em sua casa, permanecendo em jejuns e oração.
Judite sabendo que a liderança de Israel estava a ponto de entregar a cidade aos inimigos, chamou a essa liderança em sua casa, exortou-os a  permanecerem fiéis ao Senhor e disse ainda que ela tomaria uma atitude em nome do Senhor.
Judite decide derrotar Helofernes. Ela clama ao Senhor e depois de sua oração tira suas vestes de luto, banha-se, unge-se com perfumes especiais, coloca um diadema em sua cabeça e todas as suas demais jóias que estavam guardadas até então e parte em direção ao exército inimigo expondo sua beleza, sua coragem e seu esplendor. Ao retornar, Judite  traz em uma sacola a cabeça de Helofernes. O exército inimigo não caiu pelas mãos de jovens soldados, mas  pelas mãos de uma mulher.
Essa mulher pode ser comparada a Maria que esmaga a cabeça da serpente. Mas pode também ser comparada a Igreja. A Igreja é chamada de Noiva (mulher).
Mas hoje temos visto uma noiva enlutada em seu quarto, uma Igreja (e quando digo Igreja estou falando de nós o povo de Deus comprado a preço do sangue do cordeiro) fria e sem coragem de evangelizar...
Mas é tempo de  olhar e perceber que os filhos estão morrendo de fome e sede de Deus, pois o inimigo tem  armado seu cerco e até mesmo detido algumas fontes, ou seja, homens e mulheres que eram evangelizadores, mas que hoje já não fazem mais medo ao inimigo e nem tem salvado almas, pois estão detidos por tantas realidades e com tantas desculpas...
Por isso quero exortar-vos a tirar as vestes de luto e de derrota  que tem detido você. É hora de banhar-se, receber de novo um batismo no Espírito Santo, ungir-se com uma nova unção, colocar seus adornos, ou seja, os carismas que Deus te deu e que estão guardados em algum canto.É hora de partir para o combate em favor dos nossos...
Levanta-te, banha-te, adorna-te, sê radiante, pois somos chamados a refletir a glória de Deus.
Não importa agora o que te levou ao luto, mas agora é o tempo de se levantar. Saia do desânimo, fique cheio do Espírito Santo, Deus nos dará a vitória.
E podemos dizer: Cabeças vão rolar, o povo será salvo e Deus será glorificado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário