terça-feira, 18 de agosto de 2015

O Senhorio de Jesus

Seminário de vida – O senhorio de Jesus – sexto tema
Atos 2,32.36:  De fato, Deus ressuscitou este mesmo Jesus, e disso todos nós somos testemunhas.  Portanto, que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes.
É  de Jesus, que morreu numa cruz carregando todos os nossos pecados e maldições; que recebeu sobre si o peso da Ira de Deus. Se fez maldição para que eu e você pudéssemos ser hoje uma benção. Ele pagou toda a culpa. A ponto de dizer; tudo está consumado. Foi descido da Cruz em rigidez cadavérica por aquilo que sofreu na cruz. Esse Jesus foi colocado no sepulcro, mas ressuscitou, está vivo e é o Senhor.
Queremos falar então de seu Senhorio.
Irmãos. Ao ouvirmos a mensagem do evangelho e dentro da mensagem do evangelho o chamado à fé e a conversão, aquele que crê e confia em Jesus para ser salvo, tem o seu coração transformado pelo Espírito Santo, abandona os pecados, pois o pecado já não tem poder sobre ele, volta-se totalmente para Deus abandonando os ídolos, velhos costumes, e podemos dizer: Deixa os senhores a quem servia e passa a servir agora o verdadeiro Senhor. Há uma troca de Senhores. Podemos dizer que quem se converte troca de senhores. (Rom.6,16)
E deixe eu te dizer, todos são escravos. As pessoas não gostam quando falamos disso, pois nós temos ainda uma mentalidade chocada com a história da escravidão. Falar de escravidão é ofensivo. Nossa sociedade é contra todo tipo de autoridade (policiais, políticos, etc). Mas nós já nascemos comprometidos com autoridades. E além das autoridades naturais dessa vida. Quando estamos sem Deus, vivemos sob a autoridade dos espíritos malignos. (Ef.2,2).
Vamos então conhecer um pouco sobre o Senhor a quem agora vamos servir e nos submeter.
Primeiro é preciso destacar que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Uma pessoa e duas naturezas. (Não um mesclado de Deus e homem).
Jesus é Deus tanto quanto o Pai e quanto ao Espírito Santo.
Por tanto podemos dizer que mesmo antes de o verbo se tornar carne e habitar entre nós, já era Senhor.
Jo. 1,1-3.14
Col. 1,15-17
Mas como verbo encarnado, como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Ele se tornou Senhor de tudo.
Atos 2,36 – Deus o constituiu.
Fil. 2,9-11. Mt.28,18; Ef. 1,20-22
Toda a hostilidade contra o Senhor chega a ser cômica. (Sl. 2,6)
Jesus é a pedra vista pelo profeta Daniel:
Dan.2,34-35. 44-45;
A pedra Angular: Sl.118,22. Mt.21,42; IPd.2,7
Vamos comparar alguns textos bíblicos:
Daniel 7,13-14 com Ef. 1,20-22
Outra compração:
Gen.41,14 Dan.7,13 e Gen.41,44.
Por sua morte de Cruz, Ele venceu: Col. 3,14;  Rom.14,8-9.
Jesus é o Senhor quer queira ou não; quer se submeta a Ele ou não. Se não se submeter a ele agora, nesse tempo, irá se submeter no dia em que estiver diante Dele no julgamento.  Portanto não é  fazer de Jesus o Senhor, isso Ele já é. Mas a questão agora, é nos submetermos a Ele.
Como isso se dá na prática:
Primeiro a confissão sincera (Rom.10,9-10) (por obra do Espírito Santo ICor.12,3)
Segundo : submeter-se ao Senhor. Vida Ascética e vida mística. (Icor.9,25-27. ISam.8,10).
A vida cristã sem mística é um corpo sem alma. A vida cristã sem ascese é uma alma sem corpo.
Agora é tudo para Ele. ( Por que Dele, por Ele, para Ele são todas as coisas (Rom11,36))
Não mais servimos as falsas crenças, as superstições, e outras coisas. Agora não viveremos mais para agradar a nós mesmos, mas como escravos não somos donos de mais nada. Tudo o que temos e fazemos é do Senhor. Quer comais, quer bebais ou façais quaisquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. (ICor.10,31; ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário