terça-feira, 13 de agosto de 2013

Salva-te a ti mesmo!

O evangelho de Lucas narra que no momento em que Jesus estava na Cruz, por três vezes foi-lhe dito: "Salva-te a ti mesmo".
Jesus estava no auge de sua dor: havia sido traído por um de seus discípulos, negado três vezes por outro; havia passado por todo processo injusto de julgamento e condenação; havia sido flagelado, humilhado pelos soldados; já havia recebido em seu rosto catarros e cusparadas; já havia sido coroado de espinhos, despojado de suas vestes, carregado uma pesada cruz, os cravos já haviam atravessado seus pés e suas mãos e agora no alto da cruz, por três vezes escuta o insulto desafiador: salva-te a ti mesmo!.
Essa expressão nos faz lembrar quando no deserto o demônio foi tentar a Jesus. E podemos observar algo interessante: o demônio fica esperando as oportunidades onde estamos debilitados, enfraquecidos, distraídos, agitados, etc. para então se aproximar e nos tentar.
Mas o que quero destacar aqui é que hoje existe a tentação para os cristãos que estão no sofrimento. Como que isso acontece: "Quando estão sofrendo,  lhes é jogado na cara que perderam o tempo servindo a Deus, perderam os anos de sua vida; Diz o tentador: Veja, você dedicou os anos de sua vida a Deus, olha agora como está você, você se esgotou pelos outros, mas agora todos te abandonaram e você está aí em sua dor. De que valeu sua entrega, sua renúncia, sua consagração, sua fidelidade..." E dependendo do sofrimento pelo qual esteja passando, pode ser ainda mais apelativa a tentação: "olha aí a tua família como está, você poderia ter ganho dinheiro, ter estudado, vai faça alguma coisa, deixe a vida em Deus, vá fazer tua vida, corre atrás do tempo perdido" Para outros talvez dirá  o tentador: "você não brincou, não festejou, não comemorou, você perdeu sua vida, vai salva-te a ti mesmo, desça da cruz e vai viver a vida, corra atrás do dinheiro, da conquista, do ter, etc."
Na hora da dor, quando provocado, o ser humano é capaz de ter reações e atitudes que surpreendem, seja positiva ou negativamente.
Quando provocado pelas tentações o ser humano é capaz de fazer coisas horríveis. Você já imaginou se eu ou você  estivéssemos na situação de Jesus. O que faríamos diante do desafio: desce daí e salva-te a ti mesmo!"  Santa Catarina de Sena disse certa vez: "Paciência é não descer da Cruz na hora da injúria".
Quem sabe você que lê esse texto esteja vivendo isso: Tem se dedicado a Deus, mas está passando por um tempo de sofrimento e no meio do sofrimento ouça vozes que dizem: desce da Cruz,  que adianta estar na Igreja e sofrer assim, corre atrás da sua vida, vai viver a vida... Irmão, lembre-se das palavras de Jesus: SE alguém quer me seguir, tome sua cruz e siga-me! Por tanto não desista agora, falta pouco, pois quanto mais estivermos no calvário, mais perto estamos da ressurreição. Talvez você viva a hoje o domingo de ramos, onde tudo é festa e aplausos, mas está entrando na semana santa, onde chegará a angústia do Getsêmani, a prisão, a humilhação, enfim, a sexta feira da paixão, mas ainda que se desconjunte o nosso homem exterior, nosso interior se renova dia após dia e os sofrimentos da presente vida, não tem comparação alguma com a glória do céu. Por tanto, não dê ouvidos à tentação do salva-te a ti mesmo. Continue, ame a cruz, perdoe, ore. O céu está próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário