sábado, 25 de abril de 2015

AOS TREINADOS NO SOFRIMENTO

Uma partilha aos que adquirem a envergadura de homem de Deus através do sofrimento:
Conhecemos na bíblia homens e mulheres que foram forjados, adquiriram a têmpera dentro da realidade do sofrimento. Mas em todos os tempos e também agora nos últimos, é assim que Deus adestra seus combatentes. O Espírito Santo continua levando ao deserto os combatentes, para que aí na austeridade possam vencer o inimigo.
E quando se pensa que é tempo de trégua e refrigério, descobre-se que não haverá mais trégua, até que o amado venha e então enxugue as lágrimas de nossos olhos...
Conheço um homem que tem sido treinado no sofrimento e que estando em oração e pediu a Deus um tempo de trégua, alívio, vitórias, conquistas... E após orar a resposta de Deus veio com um  texto do livro do profeta Jeremias, capítulo 45, uma palavra de Deus para Baruc, secretário do profeta Jeremias.
Eis o Texto:"Assim diz o Senhor a teu respeito, Baruc: Disseste: Pobre de mim! O Senhor só acrescenta dores ao meu sofrimento! Estou farto de gemer e não acho descanso! Isto lhe dirás: Assim diz o Senhor: Estou destruindo o que eu mesmo construí, arrancando o que eu mesmo plantei: este país todo inteiro. E tu, procuras para ti coisas grandiosas? Não procures! Pois trago uma desgraça para todo ser humano - oráculo do Senhor. A ti, porém, como troféu, eu te garanto a sobrevivência em qualquer lugar para onde vás".
Deus então está exortando a Baruc e podemos dizer que a todos nós. É como se Deus dissesse para Baruc: Olha ao teu redor; não faças de conta que está em outro planeta; não finja que não está vendo; vê o que está acontecendo espiritualmente; verifique as profecias... Tudo está se cumprindo, e tu queres fazer da oração uma varinha de condão? Quer brincar de ser Igreja, com jargões decorados que proclamam, determinam, profetizam?
O que virá é um tempo de angústias. Não procures para si coisas grandiosas.
Ei Cristão. O tempo é de austeridade. Deixe-me dizer: Não ganharás muito dinheiro, pois não é tempo disso! Não terás muito conforto, pois não é tempo para isso; E se acaso vier a possuir bens deste mundo é para servir ao corpo de Cristo. Talvez não terás muita saúde, para que complete em teu corpo o que falta aos sofrimentos de Cristo.
Acalme-se, não são somente notícias pesadas, mas Deus que exortou Baruc, também lhe prometeu sobrevivências em qualquer lugar que estiver. Mesmo sem conforto, sem luxo, sem prazeres, está garantida a sobrevivência. Lembremos ainda o que Deus disse pela boca do apóstolo Paulo: O Reino de Deus não é comidade  nem bebida, mas paz e alegria no Espírito Santo. Portanto como fez Elias, levantemos e nos alimentemos, pois temos ainda um longo caminho a percorrer.
Gostaria de encerrar essa partilha dizendo juntamente com o apóstolo Paulo: De modo nenhum considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o ministério que recebi do Senhor Jesus: testemunhar a Boa Nova da Graça de Deus. (Atos 20, 24). Amem.