sábado, 18 de janeiro de 2014

Quebrando os castelos de areia


A palavra de Deus nos diz em II Cor.13,5: "Examinai-vos bem, para verdes se estais na fé. Submetei-vos a prova".
Há hoje, como houve também em outros tempos uma fé e uma espiritualidade castelo de areia.  Mas nos tempos de hoje onde se exalta o humanismo, o relativismo e o pluralismo, as pessoas não querem ouvir a verdade. E isso entrou também no meio Cristão. Mutos construíram uma espiritualidade fictícia, gostam de pregações fictícias que vão mantendo o castelo em pé.  E quando alguém vem trazendo uma verdade ou uma palavra de exortação, temem que se derrube o castelo... Há Igrejas que são assim, construídas como um castelo de areia, onde só se prega o que agrada ao povo, onde não há correções  nem amadurecimento, onde a oração e louvor funcionam como terapias e entretenimentos... Jesus disse que se ouvirmos sua palavra e não colocarmos em prática estaremos sendo como quem construiu sobre a areia, quando cair as chuvas e vier as enchentes e os ventos soprarem contra a casa, ela não irá suportar e grande será a ruína.
Os líderes Cristãos tem uma grande responsabilidade, pois as águas das provações chegarão e se tudo o que construíram foi castelo de areia, então com certeza irá ruir. É preciso examinar, e digo mais, é preciso quebrar os castelos de areia e se construir na rocha para que tenhamos pessoas de fato convertidas e uma igreja capaz de testemunhar  Jesus Cristo. 
Um dos textos mais duros do antigo testamento é quando Deus diz: "esse  povo me procura só de palavra, honra-me apenas com a boca, enquanto seu coração está longe de mim. Seu temor para comigo é feito de obrigações tradicionais e rotineiras" (Is.29,13). E esse texto retrata bem o que é uma espiritualidade Castelo de Areia.
Irmãos, é melhor uma pequena casa construída na rocha e bem fortalecida do que um grande castelo de areia, onde o inimigo depois de ajudar a construir, ele mesmo vem e chuta... e quando isso acontece muitos se perdem.Ou em outra situação, quando as águas dos sofrimentos chegam, os que estão no castelo de areia não sabem o que fazer e entram em desespero e acabam se afogando.
É melhor quebrar o castelo de areia agora e construir algo forte. Não tenhas medo, o Senhor é contigo.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Abaixando a poeira

É muito comum tomarmos decisões erradas quando tudo está em agitação. E uma das técnicas do demônio para nos levar a pegarmos caminhos errados é provocar agitações. Ele faz com que a poeira se levante diante de nós de tal forma que nós não consigamos ver nada; Isso nos leva ao desequilíbrio emocional, o que faz levantar ainda mais poeira. Nessa situação batemos em tudo que se move ao nosso redor, onde ferimos aqueles que amamos, dizemos o que na verdade não gostaríamos de dizer. O demônio causa as agitações e fica ao redor para esperar nossas quedas, nossas fraquezas... 
Nesse momento o que precisamos fazer? Antes de qualquer decisão, qualquer atitude, é preciso orar pedindo um derramamento do Espírito Santo, pedindo que Ele venha como água fazendo com que toda poeira se assente. Podemos dizer que quando o Espírito Santo vem, conseguimos submeter as situações debaixo do Senhorio de Jesus. Assim conseguimos ver claramente para tomarmos as decisões.